Pages

Saturday, March 26, 2016

F.O.D.A (Fuck Or Die Aiming)

Essência da música: F.O.D.A (Fuck Or Die Aiming) é o título do segundo single promocional do álbum R|U|A. Este que é resultante de uma colaboração entre dois amigos – já de alguns anos – o rapper Templário e o produtor (também rapper) Billy Ray. Sendo que neste álbum Billy Ray aparece apenas como Produtor.

F.O.D.A é reflexo da forma como Templário observa, interpreta e aborda as várias questões da vida, através de seus próprios pontos de vista. É também uma narrativa sobre a forma como este rapper cresceu, aprendendo a ser feliz com o pouco que se podia ter, mas acima de tudo acreditando que, se existe pouco é porque existe muito. E que tudo é uma questão de tempo e determinação. Ainda que abordada de forma particular – afinal, este é também um tema de autoproclamação – o Liricida (Templário) acredita que esta música, num ou noutro aspecto, ela poderá ser espelho de tantas outras pessoas que se querem libertar, querem se exprimir e compartilhar com o mundo as suas loucuras.

Na verdade a expressão “Fuck Or Die Aiming” aqui não é traduzida de forma literal. Ela significa, na concepção do autor (O Liricida) uma forma de dizer “Fique Independente ou Morra Tentando”. Afinal, é na verdade isso que todos nós almejamos, atingir todas as formas de Independência: financeira, económica, social, artística.
Composição lírica: nesta letra podemos encontrar uma estrutura completamente organizada num esquema de rimas cruzadas, interpoladas e emparelhadas. Aliás, Templário já há muito que nos habitou com esse rigor e cuidado que os mantêm com uma fidelidade dos pombos.

Composição Instrumental: ritmicamente encontramos nesta música uma base tradicional (boom bap), ainda assim, pode se perceber que os bombos e tarolas (drums e snares) são tocados de forma inovadora. Esta é uma instrumental feita sem recurso á sons adicionais (samples), sendo que todos os sons e melodias foram originalmente tocados por Billy Ray. Aliás, para os que já o conhecem (e não são poucos) sabem de que apenas uma em cada cem instrumentais é que este produtor recorre a sons já usados (samples). Até porque estamos a falar de um produtor que pelo menos em Moçambique, sua terra, não tem mais nada a provar para ninguém sobre aquilo que é o seu talento e suas habilidades para produzir instrumentais de padrão internacional.

Estúdio: O álbum R|U|A foi gravado misturado nos estúdios da Tchaya Records, na capital moçambicana.     
                                                                        
                                                                       DOWNLOAD

No comments:

Post a Comment